Planejamento Financeiro: a saúde da sua clínica em boas mãos

O planejamento financeiro de uma clínica médica é essencial para que ela mantenha-se forte e saudável no mercado. Da mesma forma que você tem como prioridade cuidar da saúde dos seus pacientes, o planejamento visa manter a saúde financeira da sua empresa também em dia.

Porém, para um profissional médico isso pode representar uma certa dificuldade, afinal de contas sua formação é na área da saúde, e compreender números, balancetes, relatórios, entre outros detalhes pode ser um grande problema. Além disso, a gestão financeira deve ser levada bastante a sério, caso contrário sua clínica pode ter sérios problemas.

Para que você entenda como fazer um planejamento financeiro na sua clínica de forma mais fácil, preparamos este artigo. Confira agora mesmo!

Tenha a tecnologia como aliada

Nos dias atuais, deixar de usar a tecnologia para otimizar e organizar processos é um grande erro. Desta forma, investir em um software de gestão pode representar uma série de benefícios para o planejamento financeiro da clínica médica. 

Tal programa auxilia na organização da rotina de um consultório ao interligar agenda médica, cadastro de pacientes, notificação de pacientes quanto suas consultas, contas a pagar e a receber, entre outros benefícios, que ampliam a produtividade da sua equipe e reduzem a próximo de zero as possibilidades de erro.

Organize as contas da clínica

Ter contas a pagar e a receber separadas é uma maneira excelente de organizar o planejamento financeiro para clínicas médicas. Isso torna mais fácil saber quais são os valores que deverão entrar no caixa, e quais contas você deve honrar com o passar do mês. Isso facilita ainda a identificar onde estão gastos supérfluos, quais serviços precisam ser reajustados, e qual é o lucro da sua clínica.

Organizar as contas também permite que você possa visualizar mais facilmente quais pagamentos precisam ser feitos antes, e auxilia seu setor de cobrança a identificar eventuais inadimplências com mais rapidez, evitando problemas maiores no fluxo de caixa da clínica médica.

Faça uma reserva financeira

Infelizmente nenhuma empresa espera entrar em um período de crise ou de baixa no número de clientes. Porém, como é impossível se prever o futuro, o recomendado é ter uma reserva financeira para caso sua clínica atravesse um momento como este e não veja seu planejamento financeiro ir por água abaixo.

Tal reserva poderá ser usada para pagamento de pessoal, compra de insumos, ou mesmo para o pagamento de despesas fixas, como um aluguel, telefone ou energia elétrica. Desta forma, você mantém a mesma qualidade de atendimento durante o período e estará mais estruturado e robusto para reconquistar o mercado.

Cada conta em um lugar

Essa é uma dica de ouro: jamais misture as contas da clínica com seus gastos pessoais. Esse é o principal vilão na hora do planejamento financeiro dar errado, já que gastos extras são lançados no caixa da empresa, fazendo com que todo o controle perca o sentido.

Por isso, separe suas contas pessoais das contas da clínica. Abra uma conta exclusiva para sua empresa onde fará a movimentação financeira e evite usar dinheiro do seu negócio para pagar seus gastos pessoais, ou usar seus recursos pessoais para pagamento de despesas da clínica. 

Saiba mais sobre planejamento financeiro

É claro que seu conhecimento deve ser aprofundado na área médica, para que você possa oferecer cada vez mais um serviço de excelência aos seus pacientes. Mas ter noções básicas de planejamento financeiro acaba sendo essencial para qualquer gestor, permitindo que ele possa compreender melhor os rumos da empresa e saiba identificar com maior facilidade problemas e gastos desnecessários.

Ter conhecimentos básicos em planejamento financeiro também auxilia na tomada de decisão e permite observar e agarrar oportunidades que possam surgir no caminho. Mas ter esses conhecimentos não significa que precise cursar uma graduação em contabilidade: ele pode ser adquirido por meio da leitura de alguns livros sobre o assunto.

Conte com um especialista

Você pode até ter o conhecimento básico sobre planejamento financeiro, mas os detalhes que envolvem toda a operação requer o auxílio de um especialista na área. Somente ele saberá explicar cada item das finanças da sua empresa e poderá lhe auxiliar na análise de relatórios.

Desta forma, contar com um escritório de contabilidade que seja especialista na área médica pode ser um grande diferencial estratégico para o seu negócio. Afinal de contas, apesar da contabilidade ser bastante parecida nos diversos setores econômicos, o setor médico possui algumas particularidades que apenas o conhecimento técnico saberá tirar o melhor proveito.

Gestão financeira para médicos

Como você viu, um planejamento financeiro pode ser um grande diferencial para sua empresa. Aqui na Vahle Contabilidade contamos com especialistas em Gestão Financeira que darão um novo rumo às finanças da sua clínica, evitando que você cometa gastos supérfluos, pague impostos além do necessário, e saiba otimizar seus recursos para ter maior sucesso na sua empresa.

Contamos ainda com uma equipe que é especialista em gestão financeira para médicos, garantindo que eles possam ter o máximo de produtividade e retorno financeiro. Nosso time de contadores tem experiência na área e pode ser o parceiro ideal para sua clínica médica.

Quer saber mais como podemos ajudar no planejamento financeiro da sua clínica? Entre em contato com nossa equipe e se surpreenda!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pronto para chegar mais alto no seu negócio?

Contabilidade e Gestão para auxiliar no crescimento do seu negócio.