Como manter a saúde mental dentro das empresas a partir de agora
Em tempos de pandemia, é difícil manter o equilíbrio e uma atitude positiva frente a tanta notícia ruim, não é? Pois esse quadro está preocupando muitas empresas, que começam a dar atenção redobrada para a saúde mental dos colaboradores.
Daí o empreendedor se defronta com o seguinte desafio: precisa cuidar de si e da saúde financeira do negócio, assim como garantir que todos mantenham-se bem emocionalmente.
É um desafio gigantesco diante das mudanças drásticas na rotina, com o fechamento de estabelecimentos de convivência, medidas de proteção nunca tão enfatizadas antes e o distanciamento de parentes e amigos a fim de evitar a transmissão.
Todo esse panorama tende a gerar ansiedade, estresse e pânico, ainda mais nas pessoas que já tinham diagnóstico clínico de transtornos mentais antes da crise sanitária chegar.
É o que aponta um estudo realizado pelo Instituto de Neurociência Cognitiva da Universidade Normal de Huaibei, da China, que prevê efeitos psicossociais consideráveis no mundo pós-pandemia.
O estudo, que coletou dados através de um questionário online, indica que 53,8% dos entrevistados classificaram os efeitos psicológicos do coronavírus como moderado ou grave, enquanto 16,5% relataram sintomas depressivos intensos ou contidos e 28,8% apresentaram sintomas ansiosos com intensidade de grave a moderada. Quanto ao estresse, 8,1% disseram senti-lo em algum grau.
Quando a equipe não está bem, a empresa também não ficará, por isso é preciso agir. Nesse sentido, questionamos: como manter a saúde mental dentro das empresas a partir de agora?
É o que pretendemos esclarecer a seguir, fornecendo 4 práticas que você pode adotar a fim de reduzir os impactos da pandemia na saúde mental da equipe. Acompanhe!
4 Dicas de como manter a saúde mental nas empresas em tempos de pandemia
Sua empresa pode adotar algumas medidas para proporcionar bem estar para os colaboradores neste momento:
1. Incentive a busca por fontes confiáveis de informação
É comum circular muitas notícias falsas nesse período, o que só tende a intensificar o pânico.
Assim, gestores podem incentivar o consumo de informações com fonte confiável e a importância de analisar a veracidade da informação antes de passar para frente.
Tutoriais de checagem podem ser publicados em grupos de conversa com a equipe.
2. Tenha um canal de comunicação com a equipe
Estamos em um momento em que se faz necessário muita conversa, transmitir força, segurança e intensificar a união entre todos.
Por isso, crie ou ative um grupo em algum aplicativo de comunicação e sinalize que o objetivo é ajudar a todos a enfrentar esse período, mandando mensagens leves, conteúdos positivos e até, por que não, desabafos?!
3. Enfatize a importância de fazer outras atividades
Muitos acabam buscando informações o tempo todo sobre o cenário pandêmico, o que só faz aumentar a ansiedade. Incentive os profissionais a buscar atividades que gostam, como praticar esportes, assistir a um filme, conversar com a família e amigos por plataformas de videoconferência.
4. Invista em psicoterapia para auxiliar os profissionais
As mudanças podem tornar muito difícil o controle dos sintomas. Mas antes disso começar a afetar a produtividade dos colaboradores, que tal buscar psicoterapeutas para ajudar de forma qualificada? Você pode buscar profissionais de psicologia que atendem online, por exemplo.
Disponibilize a todos a possibilidade. E para quebrar o estigma que muitos têm com saúde mental, mencione o quanto quadros de estresse podem trazer problemas consideráveis na rotina de uma pessoa e aponte a psicoterapia como uma saída para isso.
Entre algumas alterações acarretadas pelo estresse visualizadas nesse período, temos:
- medo e temor sobre a própria saúde e a saúde de pessoas queridas
- Alterações no sono e na alimentação
- Insônia e dificuldades de concentração
- Agravamento de problemas crônicos de saúde
- Agravamento de transtornos psicológicos (depressão, ansiedade, etc)
- Aumento do uso do álcool, cigarro e outras drogas.
Conclusão
Não é fácil acreditar que tudo isso irá acabar, mas é preciso termos um pouco de positividade em nós para lidarmos com esse quadro todo.
Os gestores devem, portanto, encorajar a união da equipe e mantê-la motivada para que todos possam enxergar o futuro para além dessa situação de calamidade pública.
Deixe um comentário