Como emitir nota fiscal em Salvador?
A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) é um documento fiscal muito importante, pois ele comprova que foi feito algum tipo de serviço. E a Nota Fiscal em Salvador-BA, pode ser emitida de duas formas, uma por um programa oferecido pela prefeitura, ou, por um emissor como o ERP ou Conta Azul.
Contudo, todos os prestadores de serviço que são registrados no Cadastro Geral de Contribuinte (CGA) tem que emitir este documento, e com isso, deve ser lançado para todos os clientes.
Mas para entender melhor como emitir uma Nota Fiscal em Salvador, e demais informações, preparamos este conteúdo. Boa leitura!
O que é uma NFS-e?
Você que deseja ser um empreendedor em Salvador e ter sua liberdade financeira, vamos explicar o que é uma NFS-e.
Bom, é um documento cuja sigla significa Nota Fiscal de Serviços Eletrônica que comprova toda a prestação de serviços realizada, seja ela pessoa física, ou jurídica.
Com isso, a emissão dessa nota fiscal torna-se algo correto para ser feito o recebimento dos impostos da sua empresa. É dessa maneira que você empreendedor fica regular diante do Fisco. Mas também emitir uma Nota Fiscal possui outras vantagens, como por exemplo:
- Reduz os custos com impressão e armazenagem, já que esse documento fica arquivado no site da prefeitura ou no emissor;
- Diminui os erros de digitação, pois esse cadastro passa a ser automático;
- A guia de recolhimento é produzida automaticamente através da internet;
- Você empreendedor tem um controle maior e melhor sobre as notas geradas;
- Você também consegue envia-lás por e-mail;
- E, ganha um aumento de produtividade muito eficiente.
Agora, no próximo tópico vamos te ensinar como fazer isso, acompanhe.
Emitindo a NFS-e através do site da prefeitura de Salvador
Se você deseja ser um empreendedor, vamos te ensinar o que precisa para poder emitir sua NFS-e em Salvador, e é necessário seguir alguns passos que iremos passar a seguir:
1. O primeiro passo é acessar o site no sistema de nota fiscal da Prefeitura de Salvador e entrar para se cadastrar aqui. Lembrando que é importante você já possuir um CNPJ.
2. Depois, para poder acessar o sistema, você precisa criar uma senha para a web ou usar algum certificado digital. Informe todos os dados corretamente.
3. Se caso você escolher pela senha, será necessário preencher um formulário que deverá ser impresso, ter empresa reconhecida e este formulário precisa ser entregue impresso, com firma reconhecida e com a documentação requerida (A validade do formulário é de 30 dias).
Mas junto com este formulário, deve ser entregue os seguintes documentos:
- Cópia simples do CNPJ;
- Cópia autenticada do documento de constituição da empresa e suas alterações.
4. Logo após que os seus documentos forem avaliados, você receberá a senha para acessar o sistema da Nota Salvador.
5. Então, para acessar o sistema, você irá precisar informar os dados do serviço prestado para emitir nota fiscal.
Após você ter feito todos esses passos, a NFS-e já poderá ser emitida tanto pelo site da prefeitura, ou também por um emissor autorizado na cidade.
Ainda, o acesso pode ser por meio da senha web ou pelo certificado digital. Se você escolher acessar pelo certificado, ele passará a ser feito apenas dessa maneira, sendo impossibilitado o uso da senha web.
Contudo, se você desejar fazer o acesso pela senha web, será necessário entrar em contato com a prefeitura, para solicitar a liberação da senha.
Sobre o certificado digital, é obrigatório?
Bom, sobre o uso do certificado digital para emitir a NFS-e via o site da prefeitura de Salvador, ainda é opcional. Como citamos acima, o empreendedor pode fazer o acesso no portal através do certificado digital ou por senha web.
E o certificado pode ser nos modelos A1, A3 e A4. Mas lembrando que caso você deseja emitir sua nota fiscal eletrônica a um emissor, você deve utilizar o certificado digital de maneira obrigatória.
Agora que você já sabe como emitir sua nota fiscal em Salvador, pode ficar por dentro de outros conteúdos como este, basta acessar nosso blog.
Deixe um comentário