Como captar clientes na Advocacia de forma ética?

A captação de clientes na advocacia é sempre um desafio. Parte disso se dá por causa de uma maior competitividade no nicho jurídico nos últimos anos. Ademais, há ainda as normas impostas no Código de Ética da OAB de como captar clientes na advocacia de forma ética e correta.

Ao longo deste artigo, falaremos sobre o que o Código de Ética da OAB fala a respeito da captação de clientes na advocacia, ou seja, o que pode e o que não pode. Também forneceremos algumas dicas de como captar clientes de forma ética.

O que diz o Código de Ética da OAB em relação a captação de clientes?

Antes de mais nada, o Código de Ética da OAB, em seu conjunto de regras sobre como captação de clientes, determina que o advogado não pode se valer da forma tradicional de publicidade para obter clientes. Em outras palavras, elementos como panfletos, comerciais de televisão, outdoors, spots em rádio e ações afins são terminantemente proibidos.

Não só essas estratégias offline não são permitidas, mas um formato similar, porém online, também não é permitido. Afinal, nesse contexto o  que muda é apenas o meio de veiculação da propaganda, porém o formato da mensagem continua o mesmo.

Os tradicionais cartões são permitidos, porém há algumas regras específicas. Não se pode incluir fotografias pessoais ou de outras pessoas, assim como também é proibido citar qualquer cargo ou emprego atual ou passado, com exceção o de professor universitário.

Em outras palavras, o cartão de visitas pode contar somente nome completo, registro da OAB, nicho de atuação, logotipo, endereço, e-mail e horário de atendimento.

No caso do marketing digital (marketing online), as ações devem obrigatoriamente ter um caráter puramente informativo, sempre assegurando a discrição e a moderação. Ela não pode ter nada que se caracterize como captação de clientes e nem pode denotar qualquer atitude de mercantilização da profissão.

Então, como captar clientes na advocacia seguindo o Código de Ética da OAB?

A fim de ajudar no propósito de captação de clientes na advocacia, listamos adiante algumas dicas de como fazer isso de forma ética, sem ferir as regras impostas pelo Código de Ética da OAB. Confira logo abaixo:

Elaborar um bom cartão de visitas

Um bom cartão de visitas de um advogado deve ter um logotipo, o que trará mais personalidade ao cartão. A gramatura deve ser mais firme e recomenda-se o uso de couchê fosco, pois passa uma ideia de sobriedade e sofisticação.

Além disso, as cores devem ser o mais sóbrias possível e deve conter somente as informações estritamente necessárias, como nome, endereço, dados para contato (telefone e e-mail) e especialidades.

 Criar um site para o escritório

Em um mundo no qual as pessoas estão intensamente conectadas e a Internet é parte intrínseca da realidade da sociedade, criar um site para o seu escritório é de suma relevância. O site precisa transmitir toda a idoneidade do escritório.

Nele devem estar contidos os currículos dos advogados que fazem parte do escritório, as especialidades dos mesmos e outras informações que são importantes, como parcerias, filiais e listas de clientes. É essencial colocar os depoimentos de clientes satisfeitos.

Montar um blog corporativo

O blog é uma das melhores maneiras de se captar clientes de forma ética, sem desrespeitar o conjunto de normas impostas pela OAB. O seu blog deve ser alimentado com conteúdo relevante e útil, bem escritos e otimizados para o Google e outros buscadores, dando informações e dicas para empresas ou pessoas que necessitam de serviços jurídicos.

Terceirize a contabilidade do negócio

Apesar de não ter relação direta e estreita com a publicidade e marketing, o advogado pode delegar a preocupação e a responsabilidade dessa área mais burocrática para outra empresa e se dedicar inteiramente na captação de novos clientes de modo geral.

Construindo uma imagem positiva no mercado jurídico

Saber como captar clientes na advocacia de forma ética ajuda na construção de uma imagem positiva no mercado jurídico. Consequentemente, conquista-se um número cada vez maior de clientes e expande-se os horizontes profissionais.

Que tal terceirizar a contabilidade do seu escritório para poder focar no que realmente importa? Conheça os nossos serviços!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pronto para chegar mais alto no seu negócio?

Contabilidade e Gestão para auxiliar no crescimento do seu negócio.