Como abrir uma empresa em Salvador?

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. No entanto, há uma série de etapas que precisam ser cumpridas ao longo desse processo, sem falar nas burocracias que precisam ser enfrentadas. Para ter tudo legalizado e possuir um CNPJ, a fim de botar as coisas para funcionar, é preciso saber como abrir uma empresa em Salvador.

Ao longo deste artigo daremos algumas dicas de como realizar a abertura de empresa em Salvador, detalhando as etapas e atividades necessárias para conseguir isso.

1. Procure e contrate um bom contador ou escritório de contabilidade

A priori, para ter como abrir uma empresa em Salvador não é obrigatório em si ter um contador. Contudo, ele é extremamente útil e importante nesse momento, visto que há uma série de trâmites, documentos e ações que precisam ser tomadas e demandam uma boa dose de conhecimento e pesquisa do assunto.

Um contador ou um escritório de contabilidade será de enorme auxílio durante a abertura da empresa e na manutenção da mesma após efetivamente aberta.

Nesta etapa inicial, por exemplo, será necessária a obtenção de Alvará de Funcionamento junto à prefeitura da cidade, tirar o registro legal na Junta Comercial, elaboração do Contrato Social e muitos outros documentos e medidas. Tudo isso é bastante complexo, então facilita e agiliza muito ter um contador.

2. Selecionar o formato jurídico e o porte da empresa

Existem alguns tipos de formato jurídico de empresa, tais como Empreendedor Individual, EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), Sociedade Unipessoal Limitada e Sociedade Limitada.

No MEI, no EIRELI e na Sociedade Unipessoal limitada, o empreendedor não possui sócios. O principal elemento que distingue a Unipessoal e o MEI das demais, é o fato de não  haver separação entre os bens da empresa e os bens pessoais.

O porte diz respeito ao faturamento. Alguns dos tipos de enquadramento são a Microempresa Individual (MEI), Microempresa (ME) e a Empresa de Pequeno Porte (EPP). Até R$81 mil anuais e sendo empreendimento individual, entra na categoria MEI. Caso o faturamento passe esse valor mas seja menor que 360 mil, aí ganha-se a categoria de microempresa.

Contudo, se for maior que 360 mil, mas menos de 3,6 milhões, a companhia será enquadrada como EPP.

3. Prestar atenção no regime tributário que será aplicado

Esse é um daqueles momentos mais cruciais na vida de quem quer saber como abrir uma empresa em Salvador. Afinal, é aqui que se definirá o tipo de tributação que será sofrido pela empresa.

É nessa etapa, por exemplo, que se definirá que um empreendimento pode ou não ser enquadrado no Simples Nacional (modelo de tributação que unifica impostos em uma única guia, a DAS). Caso o negócio não possa ser enquadrado no Simples, a tendência é ela estar no Lucro Presumido.

4. Elaborar o contrato social da empresa

No contrato social será definido o tipo da empresa, o CNAE, a descrição dos sócios e fechamento do capital social.

5. Efetuar o registro na Junta Comercial da cidade

Depois dos formulários todos preenchidos, os documentos serão então devidamente protocolados na Junta Comercial, a fim de que o contrato social seja registrado e o CNPJ da empresa seja gerado. Assim que a Junta Comercial deferir o processo, o CNPJ é liberado em poucos dias.

6. Realizar o cadastramento na prefeitura da cidade

Em outras palavras, para quem vai abrir empresa, esse é o momento de realizar a Inscrição Municipal. O intuito é obter um número de identificação municipal.

7. Obter licenças e fazer inscrições nos órgãos de classe

Algumas atividades são regulamentadas e empresas que exercem tais atividades necessitam fazer a inscrição no seu respectivo órgão de classe. Exemplo: CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), CRBio (Conselho Regional de Biologia) e assim por diante.

Alguns negócios demandam uma licença especial para funcionar. Entre as mais comuns que são exigidas estão a licença sanitária, licença ambiental e vistoria de normas de segurança.

Montando um novo negócio

Como pode ser observado, saber como abrir uma empresa em Salvador vai muito além de escolher o nicho, o local de funcionamento e comprar os equipamentos necessários. De fato, é preciso sanar uma série de questões legais e burocráticas para o negócio acontecer. Por conta disso, ter especialistas na área contábil ajudando no processo é fundamental.

Quer abrir um novo negócio e precisa de um escritório de contabilidade para auxiliar no processo? Então, entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pronto para chegar mais alto no seu negócio?

Contabilidade e Gestão para auxiliar no crescimento do seu negócio.