Advocacia 4.0: O que é e quais as características?

A transformação digital vem agitando todos os setores. Indústrias, comércios, prestadores de serviço foram impactados pelas mudanças que a tecnologia trouxe. Algumas mais, outras em menor proporção, mas o fato é que até mesmo o termo advocacia 4.0 passou a existir ao passo que escritórios de advocacia passaram a usar a tecnologia e a inovação em seus processos.

O mais importante nisso tudo é entender que a tecnologia não tomará lugar das pessoas. Não será um robô que passará a cuidar dos processos, mas sim que o profissional do direito passará a ter essa inovação como aliada, oferecendo ao cliente um trabalho ainda mais aprofundado, assertivo, e feito em menor tempo, graças ao uso da inteligência artificial como aliada.

Quer entender mais sobre o tema, e descobrir o que é a advocacia 4.0, suas características e como isso impactará no dia a dia do seu escritório? Então você veio ao lugar certo! Confira nosso artigo!

O que é a advocacia 4.0?

O advogado 4.0 é um profissional jurídico que vê a tecnologia como uma aliada, dominando ferramentas digitais que otimizam sua atuação. De modo geral, essa advocacia do futuro usa uma série de plataformas tecnológicas que potencializam seu trabalho e evitam tarefas repetitivas.

Como já pincelamos, a advocacia 4.0 não é o uso de máquinas ocupando o papel do profissional do direito, mas sim uma série de atividades advocatícias trabalhosas e repetitivas passam a ser delegadas à sistemas informacionais. Isso visa liberar o profissional para que se dedique às tarefas mais estratégicas e cruciais, em especial àquelas que não podem ser feitas por máquinas.

Por isso, a advocacia moderna não precisa se preocupar mais com questões burocráticas, podendo dedicar atenção especial àquilo que realmente interessa: a criação de conhecimento jurídico.

Conhecimento maior

Com o uso da tecnologia como aliada, o advogado moderno deve entregar ao cliente mais conhecimento e resultado. Até pouco tempo atrás, o que se esperava de um profissional do direito era:

  • Conhecimento jurídico
  • Atenção aos detalhes
  • Lógica e poderes de análise
  • Ser persuasivo
  • Julgamento sensato
  • Capacidade de escrita
  • Diligência
  • Inteligência
  • Ética no trabalho

Com o surgimento da advocacia 4.0, essa lista de pré-requisitos foi ampliada, exigindo do profissional novas habilidades, que o fazem se diferenciar no mercado frente a uma concorrência cada vez maior. Entre essas novas habilidades exigidas, se destacam:

  • Inteligência emocional
  • Habilidades de colaboração
  • Gerenciamento de projetos 
  • Gerenciamento de tempo
  • Alfabetização financeira
  • Estar confortável com a tecnologia
  • Comunicação
  • Inovação empresarial
  • Resiliência

E como a tecnologia favorece essa mudança?

Nos escritórios de advocacia, o faturamento com o uso de uma contabilidade digital consultiva está substituindo gradualmente as faturas tradicionais em papel. A tecnologia também se tornou uma importante ferramenta de marketing legal, com novos sites de escritórios de advocacia e blogs surgindo diariamente no ciberespaço.

O gerenciamento eletrônico de casos também mudou a maneira como os documentos são tratados. As empresas agora estão armazenando arquivos de casos volumosos eletronicamente e empregando bancos de dados para rastrear, editar, pesquisar, distribuir e arquivar documentos.

Os advogados 4.0 também estão usando a tecnologia mais do que nunca, operando aplicativos de banco de dados específicos para sua área de atuação e usando ferramentas de videoconferência e outros dispositivos eletrônicos para concluir tarefas diárias.

Embora as bibliotecas jurídicas não estejam extintas, a pesquisa jurídica eletrônica prevalece como o método mais comum de pesquisa jurídica. Profissionais usam uma ampla variedade de bancos de dados jurídicos para realizar pesquisas, verificar jurisprudência e rastrear dados. 

A inteligência artificial em escritórios de advocacia também já é vista como um importante diferencial. Muitas empresas preferem escritórios bem equipados, que tenham plataformas modernas, sistemas eficientes e práticos, e que garantam segurança total e redução da margem de erro. 

A jurimetria, também oferecida por plataformas especializadas, é outra tecnologia que podem ser usada na advocacia 4.0, garantindo mais segurança ao se traçar uma estratégia jurídica. Dessa forma, o escritório de advocacia do futuro passa a contar com um grande diferencial.

Além disso, uma equipe jurídica que usa a inteligência artificial a seu favor, passa a desempenhar sua atividade da melhor forma. Afinal de contas, é possível delegar à softwares tarefas repetitivas ou simples, permitindo que o advogado tenha mais tempo para a análise geral do caso.

Avance para o futuro

Como você acompanhou ao longo do texto, o mundo moderno exige profissionais cada vez mais preparados para as mudanças, que entreguem resultados mais rapidamente e que comentam o mínimo de erro. Tempo, mais que nunca, é sinônimo de dinheiro, e não é possível se perder um segundo sequer.

Com o uso da tecnologia nos escritórios de advocacia, processos podem ser agilizados, garantindo maior eficiência à equipe, ao mesmo tempo que permite que o advogado possa se dedicar a mais casos, enquanto usa a inteligência artificial a seu favor.

Se gostou de nosso artigo sobre o que é a advocacia 4.0, e como ela está transformando o setor jurídico, confira também o material que produzimos sobre como captar clientes na advocacia de forma ética. Boa leitura!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pronto para chegar mais alto no seu negócio?

Contabilidade e Gestão para auxiliar no crescimento do seu negócio.